terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Agachamento Livre



Agachamento é um movimento número 1 da cultura física. Solicitando uma grande parte do sistema muscular, ele também é excelente para o sistema cardiovascular. Ele permite a aquisição de uma boa expansão torácica e, consequentemente, de uma boa capacidade respiratória:

- A barra colocada sobre o suporte, deslizar sob ela e colocá-la sobre os trapézios um pouco mais alto do que feixes posteriores dos deltóides, segurar a barra com as mãos mantendo uma distância variável entre elas segundo características morfológicas e esticar os cotovelos para trás.

- Inspirar fortemente (para manter uma pressão intratoracica que impedirá que o tronco vergue para a frente, arquear levemente as costas realizando uma ante versão da pelve, olhar recto à sua frente e elevar a barra do suporte. Recuar um ou dois passos, parar com os pés paralelos, ou as pontas um pouco para o exterior afastadas na largura dos ombros.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Treino de Força e Velocidade, Fibras Brancas




Este tipo de treino ajuda a aumentar a velocidade em curtas distâncias.


As adaptações fisiológicas que este tipo de treino causam?

- Força Muscular(FM) : Capacidade de superação da resistência externa e de contra-acção a esta resistência, por meio dos esforços musculares.

- Força de Explosão(FE) : É a capacidade que o sistema neuromuscular tem de superar resistências com a maior velocidade de contracção possível.

A elevação da FE depende dos seguintes factores: - Número de unidades motoras simultaneamente envolvidas no início do movimento (coordenação intra muscular);

- A velocidade de contracção das fibras musculares activadas; - A força de contracção das fibras musculares empenhadas, ou seja, a sessão transversal do músculo.



- Força explosiva também é conhecida como Potência Muscular que é produto da força e da velocidade do movimento. Sendo assim quanto mais força conseguimos gerar na menor fracção de tempo, aumenta a nossa potência.
O Treino de força explosiva ou potência muscular promove hipertrofia das fibras brancas também denominadas de fibras de contracção rápida de maneira não significativa. Isto se deve a alta intensidade de peso utilizado, alta velocidade de execução e consequentemente poucas repetições ou seja baixo volume.
Para que ocorra hipertrofia muscular é necessário um ajuste entre intensidade e volume e consequentemente manter as fibras musculares sobre tensão por um determinado tempo, que seja suficiente para provocar as “micro lesões” no tecido muscular.
No treino da força explosiva isto não acontece pois como a carga de treino é alto(peso), e o número de repetições é baixo, velocidade de execução alta, estas três variáveis em conjunto não permitem manter o músculo sobre um tempo de tensão suficiente para promover a hipertrofia muscular.

Adaptações fisiológicas: podemos destacar dois tipos de adaptações fisiológicas promovidas por este tipo de treino que são a base para este trabalho: força e velocidade.

O Treino destas fibras consiste em poucas repetições com muito peso. Estas repetições, têm que estar entre 2 a 6 repetições. O numero de series são 3. A 1º serie começa-se com 6 repetições, a 2º serie 4 repetições com mais peso do que na primeira serie, a 3º serie, 2 repetições com ainda mais peso.
Todo series do treino têm que ser no limite da capacidade da força muscular de cada individue. Tem que ser sempre no LIMITE.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Exercicíos para Tríceps e a Origem




Tríceps


Origem cabeça longa:
- escapula(tubérculo infraglenoidal)

cabeça lateral:
-úmero (face posterior, acima do sulco para o n. radial)

cabeça medial:
- úmero(face posterior, abaixo do sulco para o n. radial)

Inserção:
- face posterior do olécrano da ulna

Vascularização:
- artéria braquial profunda

Inervação:
- nervo radial do plexo braquial

Acções:
- extensão do antebraço

Antagonista
- bíceps braquial

Nada melhor, como vermos os melhores a exemplificar os exercícios!!

Seguidores